Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.2/5 (37 votos)


ONLINE
1


Partilhe este Site...



 


 

free counters

JOGOS

http://www.papajogos.com.br/jogos-de-tiro/The_Sniper_2985.html


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (DICAS)
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (DICAS)

Dicas para analisar, compreender e interpretar textos

Geralmente encontrarmos alunos que se queixam por não saberem interpretar textos. Muitos apresentam uma gama de desculpas ou mesmo culpam seus professores por não desenvolverem tal competência. Essa concepção gera uma aversão a exercícios nessa categoria de aprendizagem. Diante desse problema, sugerimos abaixo NOVE dicas para QUE você possa analisar, compreender e interpretar com mais habilidade.

Lembre-se! São dicas, não regras. 

1º - Crie o hábito da leitura e o gosto por ela.

 

Desenvolver o habito facilita a compreensão e melhora a percepção quanto ao mecanismo de funcionamento do processo de leitura. As palavras tornam-se familiares e nosso leque quanto ao significado e uso de vocábulos se amplia. Não se deixe levar pela falsa impressão de que ler não faz diferença. Não se intimide caso alguém diga que você lê besteiras, com o passar do tempo você perceberá que algumas leituras não foram proveitosas. Entretanto, deve lembrar que elas foram o ponto de partida  e que o hábito começou por elas. Esse foi o grande estímulo para se chegar a uma leitura mais refinada. Existe tempo para cada tempo de nossas vidas. Não fique chateado com comentários desagradáveis.

 

2º - Seja curioso, faça como um detetive investigue as palavras que circulam em seu meio familiar, social e entre amigos.

 

3º - Aumente seu conhecimento do vocabulário e sua cultura por meio de um exercício básico que ajuda a ampliar o léxico: fazer palavras cruzadas.

 

4º - Procure conhecer os sinônimos e antônimos das palavras.

 

5º - Leia algo sempre buscando a satisfação na leitura, ou seja, seja sincero na leitura, não passe só os olhos.

 

6º - Leia quantas vezes for preciso o texto, pois a primeira impressão pode maquiar ou lhe causar uma impressão errada. Tenha paciência, por vezes será preciso ler outras vezes. Quando tiver que trabalhar com questões que exigem respostas, retorne sempre ao texto para evitar ou corrigir as dúvidas.

 7º - Atenção ao que se pede. Às vezes a interpretação está voltada a uma linha do texto e por isso você deve voltar ao parágrafo para localizar o que se afirma. Outras vezes, a questão está voltada à idéia geral do texto.

 8º - Fique atento às leituras de texto de todas as áreas do conhecimento, porque algumas perguntas extrapolam ao que está escrito. Veja um exemplo disso:

 9º - Tome cuidado com as vírgulas. Veja por exemplo a diferença de sentido nas frases a seguir.

 

       a)   Só, a Mariana do 3º ano B fez o trabalho de Português.

      Interpretação: Mariana fez sozinha o trabalho de Português.

      b)   Só a Mariana do 3º ano B fez o trabalho de Português.

      Interpretação: Apenas Mariana fez sozinha o trabalho de Português.

      c)   Ivete, canta  Meus Olhos, de Elis Regina.

       Interpretação: Aqui, Ivete Sangalo é chamada para cantar.

      d)   Ivete canta Meus Olhos, de Elis Regina.

       Interpretação: Aqui, Ivete Sangalo pratica a ação de cantar.

 

 

 

topo